A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o parecer final do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que orientará as políticas públicas educacionais do país pelos próximos dez anos. O texto, resultado de amplo diálogo entre parlamentares, define diretrizes, metas e estratégias para garantir mais qualidade, equidade e eficiência na educação brasileira — da educação infantil ao ensino superior — e reforça a valorização dos profissionais da educação.
Entre os principais avanços está a previsão de ampliação dos investimentos públicos em educação, com meta de alcançar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ao final do período, contribuindo para a universalização do atendimento escolar e a erradicação do analfabetismo. O PNE segue agora para análise no Senado Federal e, após aprovação em ambas as Casas, será encaminhado para sanção do presidente e será transformado em lei.
Para o deputado Tiririca o planejamento para a área educacional é fundamental para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. “Planejar as ações do governo, priorizando a educação, é certeza de um país mais justo no futuro. Só com investimentos em educação podemos construir um Brasil melhor”, afirma.